quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Amigo secreto

Estamos em dezembro.
Foi bem mais rápido do que você esperava, não foi?
O último mês do ano chega repleto de eventos e compromissos que geram boas doses de preocupação e angústia. Onde passar o Ano Novo? O Natal vai ser na casa da mãe ou da sogra? Como evitar que o tio exagere na caipirinha e vomite a ceia no sofá como no ano passado?
São dúvidas pertinentes e comuns para boa parte das famílias brasileiras, que optam pela comemoração convencional de fim de ano. Papai Noel, nozes, romã, tudo isso.
Mas, um capítulo das festividades sempre me causou desconforto especial.
O amigo secreto da empresa. Todo ano o mesmo enredo. Eu achava que ninguém ia lembrar.
Até que um desalmado interrompe o trabalho e diz em voz alta:
- E aí? Não vai ter amigo secreto? Que povo desanimado!!!
Pronto. Lá vamos nós mais uma vez para uma sessão explícita e conjunta de constrangimento.
Vai tentar não participar? Será mais pressionado que o Dunga depois da eliminação do Brasil na Copa. Do que a Dilma na divisão de cargos do próximo governo. Vão passar o ano inteiro de cara virada pra você:
-Rafael se acha, né? Sabia que não participou do amigo secreto?
- Pois é. Deve estar sabendo que vai ser demitido ano que vem e se rebelou contra a empresa.
Tenha certeza. É mais fácil aderir.
O primeiro passo d tortura é o sorteio do amigo secreto. Geralmente uma fraude. Sobram ou faltam participantes. Tem gente que tira o papel, não gosta do resultado e devolve pro pote. Tem gente que pega dois. Gente que guarda pro parceiro que está no café.
Eu nunca dei sorte. Sempre tirei ou fui escolhido por colegas distantes.
Sem conseguir sequer ligar o nome a pessoa tinha que sair pedindo referências:
- O Robertinho do almoxarifado gosta de rock ou axé?
- Paulo, do estoque, usa sempre essa camiseta estilo Fiuk, com gola em V?
E a entrega dos presentes então? Existe dia mais constrangedor que esse? Todo mundo chegando pra trabalhar com pacotes iguais da Laselva?
- Bom, meu amigo secreto é uma pessoa meio calada. Não o conheço muito bem. Mas, sei que é gente boa. Espero conviver mais com ele ano que vem. É o Joselitoooo...eeee....uhuhuuu.
E a cena se repete umas 50 vezes. Até chegar em outro momento padrão do amigo secreto:
- A Janete não pode vir, mas pediu pra entregar o presente dela pro Edmilson. Que também não veio, mas pediu pra deixar esse pacote pra Janete...Cadê? Ih...faltou hoje.
Ao longo de tantos anos no mercado de trabalho já voltei pra casa com cada mico: camiseta que não serve, livro que ficou na gaveta.
Por isso, em 2010 tomei uma decisão radical:
Vou pedir um vale-CD.

7 comentários:

  1. mlopomo@uol.com.br2 de dezembro de 2010 08:20

    Nunca o amigo secreto foi tão secreto como este ano. O palhaço Tiririca não imaginava que tinha tantos amigos secretos, no total foi, um milhão e trezentos mil e, por coincidência todos eles deram ao palhaço o mesmo presente, o voto. Se ele tivesse que retribuir a todos iria gastar muito dinheiro, mas como ele não conhece as pessoas por serem amigos secretos, ele vai mesmo, é ganhar muito dinheiro com os presentes ganho as vésperas do Natal de 2010, e esses presentes tem validade de quatro anos.

    ResponderExcluir
  2. Ahahaha, boa Rafa. Mas o amigo secreto da Rádio de 2001, eu lembro de ter tirado o Gelado Pedrosa, pegou? ahahaha. Abrass, pede o CD do Eddie Vedder

    ResponderExcluir
  3. Rafa, adoro quando vejo que escreveu no Blog, venho correndo ler.Quando for velhinho poderá viver de literatura + aposentadoria,rs!
    Saudades das reuniões em que as piadas eram muito, muito mais interessantes que as pautas!
    A escolha do vale CD não está ultrapassada no mundo do MP3 Ipod e tantas coisinhas esquisitas? Vale livro é melhor!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Realmente é dose o tal do "amigo secreto". Em 2005, quando trabalhava na Souza Cruz, a pessoa que me tirou nem me conhecia pois havia acabado de ser contratada pela Cia. Então vieram me perguntar o que eu queria ganhar e eu disse, ou melhor, escreví: CD do Stevie Vai - In My Dreams Whith You que, ainda dei a dica, estava na promoção por apenas 19,90 na Saraiva. Chega o dia. O embrulho é de CD. Abro o pacote e encontro um CD... CPM22. O cara devia ser pagodeiro ou qualquer outra coisa e, para ele, rock é tudo igual: "Se o tal do Vai é rock, CPM22 ele também vai curtir", deve ter pensado. Juro que tentei ouvir o CD mais de uma vez mas só consegui ouvir duas vezes, cerca de dois minutos o disco inteiro, pulando de faixa em faixa, mas não consegui traçar paralelos no mundo rock in roll que me permitissem gostar do presente. Realmente o amigo secreto é um porre!

    ResponderExcluir
  5. Dei um perfume. Recebi.....um par de meias.

    ResponderExcluir
  6. Melhor então que seja amigo secreto em família.
    Por hábito, celebramos todo natal com o tal ‘amigo secreto’, afinal, é uma maneira eficiente que todos troquem presentes nesta noite especial, ainda mais em uma família de labutadores da pior espécie –servidores públicos.
    Ah sim, eu disse ‘todos trocarem presentes’, mas neste natal as coisas não ocorreram bem assim.
    Nada me deixaria mais contente do que meu próprio pai tirar o papelzinho com meu nome, aliás, a maior remuneração da casa e alguém que sabe muito bem que preciso de roupa, sapato, livros da faculdade...seria muita sorte! Concretizado o fato, seria sim sorte se não fosse o acaso de nunca terem dado uns óculos de amigo secreto para ele, que leu Silmar ao invés de Marina. Fiquei sem presente!

    ResponderExcluir
  7. Rafa,
    Vc é uma piada, continua o mesmo...rs Abraços
    Carina

    ResponderExcluir